Com a definição da tabela da Série C do Campeonato Carioca, ficou definido que algumas camisas tradicionais estarão de volta ao futebol profissional em 2023. As mais destacadas (e mais esperadas) são as de São Cristóvão e Mesquita, antigos campeões estaduais de divisões inferiores e que já passaram até pela elite do futebol do Rio.
A espera mais longa é a do São Cristóvão, que não joga desde 2019. Com dificuldades financeiras, que se agravaram com a pandemia, o clube cadete ficou quase quatro anos sem jogar e acabou indo para a quinta divisão, o ponto mais baixo de sua história no futebol. Mas o clube se reorganizou e vai tentar uma das duas vagas na B2, também a ser disputada neste ano.
Já o Mesquita viveu o mesmo hiato. Campeão da Segundona de 2007 e da Terceirona de 1981, o clube nem de longe lembrou seus melhores momentos nos últimos anos. A última participação foi há quatro anos, na terceira divisão, marcada por suspeitas de manipulação de resultados entre alguns de seus jogadores. Mas a maior lacuna foi ter ficado sem jogar justamente no ano de seu centenário, em 2020.
A estreia cristovense na Quintona acontece em 7 de maio, contra o Juventus, em Nilópolis. Já o Mesquita terá que viajar a Petrópolis para encarar o Vera Cruz.