O Campeonato Brasileiro da Série C de 2023 começa nesta terça-feira (2), com o Volta Redonda, único representante do Rio de Janeiro, em campo, recebendo o Pouso Alegre/MG no Estádio Raulino de Oliveira, a partir das 19 horas.
Os 20 clubes jogam entre si em turno único. Os oito primeiros colocados avançarão para a segunda fase e os quatro piores serão rebaixados para a Série D. A competição seguirá até o dia 12 de novembro.
Segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Série C terá transmissão de todas as partidas pelo Nosso Futebol, sistema pay-per-view disponível na SKY e na Claro TV. A DAZN vai transmitir três ou quatro jogos por rodada.
Veja o histórico recente de cada um dos 19 adversários do Voltaço na competição:
ALTOS/PI – Foi eliminado na semifinal do Campeonato Piauiense deste ano. Na Série C tem duas participações, sendo 14º em 2021 e 16º em 2022.
AMAZONAS/AM – É estreante na 3ª divisão nacional e recentemente conquistou o título estadual de forma inédita.
AMÉRICA/RN – Depois de alguns anos na Série D, volta para a Série C, da qual foi vice-campeão em 2005. Apesar de ter chegado à final do Campeonato Potiguar (contra o eterno rival ABC, nos dias 17 e 31 de maio), já trocou de técnico este ano.
APARECIDENSE/GO – Eliminado nas semifinais do Campeonato Goiano, disputa a Série C desde o ano passado, quando conseguiu avançar à segunda fase e terminar na oitava posição.
BOTAFOGO/PB – Clube que está há mais tempo na Série C de maneira consecutiva (dez anos), foi eliminado na semifinal do Campeonato Paraibano e acertou com um treinador conhecido no futebol carioca: Felipe Surian.
BRUSQUE/SC – Vice-campeão catarinense de 2023, disputou a Série C uma única vez, em 2020, ficando em quarto lugar e já subindo para a B, de onde caiu no ano passado.
CONFIANÇA/SE – Vice-campeão sergipano, caiu para a 3ª divisão nacional em 2021. Ano passado terminou na 14ª colocação.
CSA/AL – Rebaixado para a Série C no ano passado, o Azulão não chegou às semifinais do Alagoano e caiu na primeira fase da Copa do Nordeste.
FIGUEIRENSE/SC – Rebaixado à Série C em 2021, ficou em quinto lugar no ano passado. No Catarinense de 2023, caiu nas quartas de final.
FLORESTA/CE – De volta à elite cearense, na 3ª divisão nacional foi 15º colocado nas suas duas participações, em 2021 e 2022.
MANAUS/AM – O clube caiu nas quartas de final do Campeonato Amazonense e vai para a sua quarta participação seguida na Série C do Brasileirão, tendo sido décimo em 2020, sétimo em 2021 e 13º colocado no ano passado.
NÁUTICO/PE – Campeão da competição nacional em 2019, foi rebaixado da B no ano passado e acabou eliminado nas quartas de final do Campeonato Pernambucano de 2023.
OPERÁRIO/PR – Outro rebaixado na Série B do ano passado. No Campeonato Paranaense deste ano, caiu nas semifinais. Foi campeão da Série C em 2018.
PAYSANDU/PA – Caiu na semifinal do Paraense deste ano e ainda disputa a final da Copa Verde (contra o Goiás, sem data definida). Foi vice-campeão em 2014 da Série C, na qual está desde 2019.
POUSO ALEGRE/MG – Estreante na história da Série C, foi vice-campeão da Série D no ano passado, mas caiu logo na primeira fase do Mineiro de 2023, ficando na oitava posição.
REMO/PA – Finalista do Paraense, voltou à Série C no ano passado, ficando em 12º lugar, depois de ter sido rebaixado na B. Na terceirona nacional tem o título de 2005 e o vice em 2020. É comandado por Marcelo Cabo, muito conhecido no RJ.
SÃO BERNARDO/SP – No Campeonato Paulista caiu nas quartas de final para o Palmeiras, campeão estadual. Chega à Série C promovido na D de 2022.
SÃO JOSÉ/RS – No Campeonato Gaúcho deste ano saiu ainda na primeira fase. Está desde 2019 na Série C, tendo ficado em oitavo naquele ano. Depois foi 14º em 2020, 12º em 2021 e 11º em 2022.
YPIRANGA/RS – Semifinalista do Campeonato Gaúcho de 2023, sendo eliminado nos pênaltis pelo Grêmio, que seria o campeão, está desde 2016 na Série C do Brasileirão.