O Campeonato Carioca da Série C de 2023 tem início marcado para o próximo domingo (7), com a presença de 22 clubes divididos em dois grupos e brigando pelas duas vagas na Série B2 ainda este ano.
Desde 2021, a Série C corresponde à quinta divisão do futebol do estado do Rio de Janeiro, após reestruturação feita pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
Naquele ano, 17 agremiações se inscreveram para participar da competição, porém Canto do Rio, EC Resende e Brasileirinho desistiram da disputa e perderam todos seus jogos por W.O., levando o campeonato a ter na prática 14 clubes.
Os clubes jogaram entre si em turno único, com os quatro melhores colocados avançando para o mata-mata. O Belford Roxo terminou na primeira posição, com 42 pontos ganhos, seguido por Paduano (41), Império Serrano (41) e Búzios (39). Foram eliminados: Independente (33), Unisouza (32), CAAC Brasil (28), Juventus (25), União Central (22), Barcelona (21), Itaboraí Profute (18), Santa Cruz (17), Atlético Carioca (17) e Bela Vista (13), todos com nove pontos conquistados em função dos três excluídos acima.
Nas semifinais, o Búzios surpreendeu e eliminou o Belford Roxo com um triunfo por 2 a 1, como mandante, e um empate por 2 a 2, fora. Já o Paduano ganhou do Império Serrano por 1 a 0 como visitante e empatou por 1 a 1 como local.
Assim, com os dois finalistas já garantidos na Série B2 (quarta divisão) daquele ano, o Paduano sagrou-se campeão ao vencer o Búzios no jogo único da decisão, realizado no Estádio Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita), na zona oeste da capital, por 4 a 3, nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal.
No ano passado foram 13 os participantes, já que os então rebaixados Casimiro de Abreu e Queimados não disputaram o campeonato. O regulamento foi o mesmo de 2021.
Mais uma vez, o Belford Roxo teve a melhor campanha no turno, com 33 pontos ganhos. Império Serrano (30), Rio de Janeiro (24) e Atlético Carioca (24) também seguiram adiante. Unisouza (23), Paraty (22), CAAC Brasil (16), Magé Brescia (12), Vera Cruz (11), Juventus (11), Barcelona (11), Brasileirinho (3) e EC Resende (2) ficaram pelo caminho.
Na fase semifinal, o Belford Roxo eliminou o Atlético Carioca com um empate por 0 a 0, fora, e uma vitória por 2 a 1, dentro de casa. Já o Rio de Janeiro bateu o Império Serrano por 1 a 0, como mandante, para depois empatar por 1 a 1, como visitante, e deixar mais uma vez o Reizinho sem o acesso.
Assim, mais uma vez com os dois finalistas já garantidos na Série B2 do mesmo ano, o Belford Roxo sagrou-se campeão ao vencer o Rio de Janeiro por 1 a 0, no jogo único da decisão, realizado no Estádio Nélio Gomes, no bairro Hinterlândia, na cidade de Belford Roxo, gol do zagueiro Rafael, logo aos quatro minutos do primeiro tempo.