O Campeonato Carioca da Série B1 Sub-20 de 2023 terá a participação de dez associações: Barra da Tijuca, 7 de Abril, Duque de Caxias, Nova Cidade, Goytacaz, Paduano, São Gonçalo EC, Serra Macaense, Serrano e Pérolas Negras.
As equipes jogarão em turno único, chamado de Taça Corcovado. As quatro primeiras colocadas avançarão para a fase semifinal, através de cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), em partidas de ida e volta, dentro do próprio grupo. As de melhor classificação na Taça Corcovado jogarão com vantagem do empate no saldo de gols.
As classificadas decidirão o título também em jogos de ida e volta. No entanto, havendo empate em pontos ganhos e saldo de gols ao final da segunda partida, a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, de acordo com as regras da FIFA. As quatro associações melhores classificadas na Série B1 Sub-20 de 2023 estarão classificadas para a Copa Rio/OPG Sub-20 de 2024.
Em 2022 foram 11 participantes (CE Arraial do Cabo, Campo Grande AC, CIG 7 de Abril, Duque de Caxias FC, EC Nova Cidade, EC Rio São Paulo, Paduano EC, São Gonçalo EC, Serra Macaense FC, Serrano FC, Viva Rio – Pérolas Negras) e a mesma forma de disputa. Na final, o Serra Macaense venceu o Serrano por 2 a 1 nos dois jogos e ficou com o título.
A rodada inaugural terá os seguintes jogos:
20/05
Barra da Tijuca x Nova Cidade (Estádio Antunes – Rio de Janeiro)
7 de Abril x Goytacaz (Campo do São Basílio – Rio de Janeiro)
São Gonçalo EC x Paduano (Campo do União FC – Silva Jardim)
Serrano x Pérolas Negras (Arena Interfut – Rio de Janeiro)
21/05
Serra Macaense x Duque de Caxias (Estádio Expedicionário – Macaé)
Últimos campeões:
2021 – Pérolas Negras (vice: Serrano)
2020 – cancelado devido ao coronavírus
2019 – Audax (vice: Olaria)
2018 – Audax (vice: America)
2017 – Olaria (vice: America)