A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) tem no momento 65 clubes filiados, sendo 11 na Série A, 12 na Série A2, 10 na Série B1, 10 na Série B2 e 22 na Série C. O Zinzane é o caçula entre todos, com data de fundação de 15 de julho de 2022.
No ano passado, o clube das cores preta e verde, participou de competições de base com o nome Zinza. Fundado já com o modelo de SAF, representa a marca especializada em moda feminina Zinzane, tem como um de seus dirigentes José Carlos Brunoro, conhecido por montar o vitorioso Palmeiras nos anos 1990 com o patrocínio da Parmalat.
A empresa teve a ideia de expandir o que ela chama de Time Zinzane, que envolve a atuação no mercado esportivo para divulgação, o que inclui patrocínios a atletas de vôlei de praia e a equipe de vôlei feminino do Fluminense, por exemplo.
Além dos 65 clubes na ativa em 2023, a Ferj, em seu site, apresenta também a relação dos licenciados, que é extensa: ADI, Independente, Brescia, CESA, Canto do Rio, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Ceres, Miguel Couto, Futuro Bem Próximo, Império Serrano, Itaperuna, Queimados, Santa Cruz, Teresópolis e Tomazinho. Portanto, 16 agremiações ao todo.
Os demais a Ferj considera desfiliado. É o caso, por exemplo, de Apolo, América de Três Rios, Aperibeense, Atlético Rio, CFZ, Rio Branco, Condor, La Coruña, Marinho, Everest, Fênix, Imperial, Nilópolis, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro, Rubro Social, Grêmio Marangatibense, Entrerriense e Três Rios, entre outros.