Sem disputar nenhuma divisão do Campeonato Carioca desde 2019, quando foi eliminado nas quartas de final na Série C daquele ano, que na época era o quarto e último nível do futebol estadual, o Paraíba do Sul está de volta.
O time da cidade de mesmo nome, localizada a 135km da capital e conhecida pelo apelido ‘Rainha das Águas Minerais’, por ser uma estância hidromineral e com um relevo predominantemente montanhoso, vem treinando há algum tempo para a disputa da competição.
O Verdão promoveu peneiras para a montagem do elenco e realizou a primeira etapa da pré-temporada em Juiz de Fora (MG). Em seguida, com o plantel definido, as últimas semanas de treinamento antes da estreia aconteceram em gramados de Paraíba do Sul e Três Rios, cidades vizinhas no interior do estado.
Com 18 anos de fundação recém-completados (dia 1º de abril), o Paraíba do Sul estreia neste domingo (7), contra o Barcelona, fora de casa, no Estádio Romário de Souza Faria, o Marrentão, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, às 15 horas.
Sem poder usar o Estádio Marcelo de Moura e Souza, o clube já anunciou que pretende mandar seus jogos na Série C no Estádio Leão do Sul, em Barra Mansa. A agremiação local pediu uma compensação financeira para realizar pequenos reparos e conseguir os laudos de funcionamento, que ainda estão pendentes.