Único entre todos os 22 participantes a ter sido campeão estadual na elite (em 1926), o São Cristóvão faz sua estreia na Série C do Campeonato Carioca de 2023, neste domingo (7), às 15 horas, na cidade de Cardoso Moreira, contra o Juventus.
E de cara a equipe cristovense tem um tabu pela frente: nunca venceu o adversário, e sequer marcou gol, em sua história. Ao todo são três confrontos, com duas derrotas e um empate.
Em 2012, quando ambos estavam na Série B do Cariocão, então a segunda divisão do Rio de Janeiro, já no Grupo X, segunda fase para os que lutariam contra o rebaixamento, o Touro venceu por 2 a 0 no turno (no João Francisco dos Santos) e no returno (em Figueira de Melo). Anos depois, em 2018, pela Série B2, então a terceirona do futebol carioca, empate por 0 a 0, novamente com mando do São Cri-Cri.
O Juventus, fundado na capital, passou para Macaé em 2021, depois de ter sido rebaixado da Série B2 para a Série C, tornando-se o quarto clube profissional da cidade, juntamente com Macaé, Independente e Serra Macaense. No entanto, em 2023, terá Cardoso Moreira, também na Mesorregião do Norte Fluminense, como sede.