Fora do futebol profissional desde 2019, o São José se inscreveu para participar da Série C do Campeonato Carioca de 2023, a quintona estadual.
Sua estreia estava marcada para este domingo (7), contra o Duque Caxiense, no Estádio Nélio Gomes, em Belford Roxo, porém o clube de Itaperuna sofreu uma derrota por W.O. por não registrar o número mínimo de sete atletas para a disputa, violando o disposto no artigo 214 do CBJD. Para ser mais exato, na data limite o São José não possuía um único inscrito.
No entanto, em suas redes sociais, onde havia anunciado o nome de 11 atletas, o clube explicou a situação, informando que o W.O. era irregular por motivos do sistema da CBF e da Ferj, e pediu desculpas para todos os torcedores e apoiadores da instituição.
Vale salientar que a suspensão por três rodadas consecutivas ensejará a sua eliminação da competição, conforme o artigo 11, §6º do RGC. O próximo jogo está marcado para quinta-feira (11), contra o Juventus, no Estádio Romário de Souza Faria, o Marrentão, em Duque de Caxias, onde atuará como mandante.