Na última terça-feira (2), Marcelo Carlos Nascimento Vianna, Diretor do Departamento de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), em documento por escrito, havia anunciado que sete clubes estavam suspensos do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais de 2023, por não inscreveram atletas em número suficiente para a disputa da primeira rodada.
Com isso, Bela Vista, São José, Heliópolis, Brasileirinho, Profute, Mesquita e Riostrense foram considerados derrotados pelo placar de 3 a 0 (WO). Ademais, o diretor informou que a suspensão por mais de duas rodadas consecutivas ou intercaladas ensejará a eliminação dos clubes da competição na forma do artigo 11, §6º do Regulamento Geral de Competições (RGC).
Assim, para evitar um duplo WO e dar uma repercussão ainda mais negativa a um campeonato altamente deficitário e sem visibilidade, a FFERJ oficializou o adiamento da partida Brasileirinho x Profute, remarcada para o dia 18 de maio, às 15 horas, no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis.
Contendo 22 times, o Campeonato Carioca da Série C foi iniciado no último domingo (7), porém apenas quatro dos 11 jogos previstos foram realizados. Ao final da competição, os dois finalistas garantirão o acesso à quarta divisão estadual que acontecerá ainda em 2023.