Após estrear com derrota na Série C do Campeonato Carioca (0 x 1 São Cristóvão), no último domingo (7), o Juventus, segundo a tabela, vai encarar o São José, quinta-feira (11), às 15 horas, no Estádio Romário de Souza Faria, o Marrentão, em Duque de Caxias, pela segunda rodada da Taça Waldir Amaral.
No entanto, a partida pode não acontecer, por dois motivos. O São José, clube de Itaperuna, sofreu um contestado W.O. na jornada inaugural, mas até o momento segue sem ter um atleta sequer registrado no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
Além disso, o Juventus, mandante na partida de estreia, realizada no Estádio Ferreirão, em Cardoso Moreira, não efetuou o pagamento das despesas do jogo, ficando com um débito de R$ 8.366,65. Assim, conforme o Art. 20 do regulamento, “o não pagamento das despesas de uma partida quando do fechamento do borderô, acarretará ao infrator, independente das sanções disciplinares de competência da Justiça Desportiva, às seguintes penas administrativas, a serem aplicadas pelo DCO da FERJ, observados os prazos do RGC: § 1º – Suspensão automática da competição até regularização da pendência. § 2º – A associação que no transcurso do campeonato seja suspensa será declarada perdedora pelo escore de 3 x 0 em todos os jogos constantes na tabela durante o período da suspensão. § 3º – A persistência da suspensão por mais de 2 (duas) rodadas consecutivas ou 3 (três) de maneira alternada, acarretará na eliminação de competição e multa administrativa, a ser aplicada pelo DCO da FERJ, independentemente das sanções previstas no CBJD, imposta pela Justiça Desportiva”.
Em seguida, no Parágrafo único consta: “A falta de quitação das obrigações de jogo até às 14:00 do antepenúltimo dia útil que anteceder a partida subsequente da associação infratora acarretará suspensão, mesmo que seja realizada a quitação do débito a posterior”.
Cabe lembrar que o árbitro da partida Juventus x São Cristóvão, Wallace Rogério Rufino de Lima, relatou na súmula que os clubes só puderam entrar nos vestiários por volta das 13h30, uma hora e meia antes do horário de início do jogo porque estava havendo uma “pelada” no campo.