Começa neste sábado (13) a Série A2 do Campeonato Carioca, a segunda divisão do futebol estadual em 2023. Serão 12 equipes lutando por um único lugar na elite para o próximo ano, num campeonato de pontos corridos e que promete muita emoção. Ao todo, cinco jogos marcam o primeiro dia de competições, já que America x Resende acontece apenas na quarta-feira.
Confira abaixo tudo sobre os cinco jogos deste sábado na Segundona:
AMERICANO x OLARIA
Estádio: Ary de Oliveira e Souza, em Campos dos Goytacazes
Data: 13/05/2023 às 15h
Árbitro: Thiago Ramos Marques
Assistentes: Ivan Silva Araújo e Hugo Filemon Soares Pinto
AMERICANO: Bernardo; Caio Pacheco, Cassius, Bruno Eduardo e Gerley; Damião, Júnior Pagode, Pepeu, Walber e Bruno Barbosa; Léo Itaperuna. Técnico: Rafael Soriano.
OLARIA: Guilherme; Yan, Anderson, Bruno Santos e Hugo; Silvano, Paulo Henrique, Léo Pimenta e Matheus Carioca; Alexandre Junior e Alexandro. Técnico: Palinha.
No Aryzão, o Americano recebe o Olaria com expectativa de grande presença da torcida. A equipe de Rafael Soriano vem treinando há mais de um mês e venceu todos os seus testes na pré-temporada. A equipe terá uma escalação parecida com a que enfrentou o Riostrense, no último amistoso de teste. Por sua vez, o Olaria chega para o campeonato com uma base semelhante à que foi vice-campeã no ano passado. O técnico, Palinha, é o mesmo, e o time já vem de um longo período de treinos, que começou ainda em janeiro.
MARICÁ x ARTSUL
Estádio: Moça Bonita, no Rio de Janeiro
Data: 13/05/2023 às 15h
Árbitro: Andrew Ferreira de Mello
Assistentes: Diego Machado da Silva Rocha e Danilo Oliveira da Silva
MARICÁ: Julio; Pedro Henrique, Heltton, Davi Baiano e Luís Felipe; Muniz, Alex, Tartá, Bernardo e Badola; Gutinho. Técnico: Reinaldo.
ARTSUL: Luís Henrique; Emanoel, Edmário, Diego Macedo e Vandinho; Geovani, Miller e Neto; Caio Mello, Sampaio e Felipe Augusto. Técnico: Emanoel Sacramento.
Mesmo jogando longe de seus domínios, já que atua em Moça Bonita, o Maricá chega com força a esta primeira rodada. Com jogadores experientes como Tartá e Bernardo, a equipe confia também no faro de gol do centroavante Gutinho, que balançou as redes quase 20 vezes no ano passado. O Artsul, mesmo fora de casa, conta com a experiência do jogador mais velho da competição: o goleiro Luís Henrique, de 43 anos. Além dele, Vandinho pode compor a lateral esquerda, embora também atue como volante.
PETRÓPOLIS x MACAÉ
Estádio: Atílio Marotti, em Petrópolis
Data: 13/05/2023 às 15h
Árbitro: Lucas Coelho Santos
Assistentes: Weverton Sales dos Santos e Douglas Pereira da Costa
PETRÓPOLIS: Luciano; Rossales, André Santos, Espinho e Rafinha; Anderson Domingues, Magé, China e Júnior Araújo; Natan e Madson. Técnico: Rogério Pina.
MACAÉ: Felipe; Almir, Leozão, Kadu Fernandes e Yan Ferreira; Alex Galo, Vinícius, Davi e Norton; Biel e Sorriso. Técnico: Toninho Andrade.
Em casa, o Petrópolis confia na força de sua torcida para somar os primeiros três pontos no campeonato. Dono de bons resultados na pré-temporada, o time de Rogério Pina tem um elenco bastante experiente e é um dos favoritos para brigar pelo acesso. Já o Macaé não deixa por menos e também conta com jogadores com rodagem na primeira divisão, como o goleiro Felipe e o zagueiro Kadu Fernandes. O duelo também marcará o encontro entre Sorriso e Sabão, dois grandes ídolos do Gonçalense.
ARARUAMA x SAMPAIO CORRÊA
Estádio: Lourival Gomes, em Saquarema
Data: 13/05/2023 às 15h
Árbitro: Rodrigo Félix de Oliveira Rodrigues
Assistentes: Márcio Moreira de Queiroz e Victor Augusto Camões de Abreu
ARARUAMA: Diego Washington; Weverton, Matheus Félix, Renan Rocha e Lucas Piauí; Luciano, Henrique e Jonnes; Pitel, Israel e Lafaiete. Técnico: Leandro Silva.
SAMPAIO CORRÊA: Filipe; Ronaldo, Carlão, Índio e Paulo Vitor; Gabriel Leite, Raian e Michel; Elias, Camilo e Formiga. Técnico: Silvestre dos Anjos.
O encontro em Saquarema é, na verdade, um duelo entre velhos conhecidos. Enquanto o Araruama tem jogadores como Henrique e Lafaiete, que passaram muito tempo no Sampaio. Por outro lado, o Galinho conta com vários atletas que foram campeões da Terceirona pela Arara em 2022, incluindo o próprio Silvestre dos Anjos. A equipe, que será visitante em seu próprio estádio, conta com um atacante possante, liderado pelo veterano Elias e pelo goleador Camilo.
CABOFRIENSE x FRIBURGUENSE
Estádio: Correão, em Cabo Frio
Data: 13/05/2023 às 15h
Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes
Assistentes: Carlos Áquilla Lima da Conceição e Júlio César Souza Gaudêncio
CABOFRIENSE: Guilherme Cabo; Gabriel Cunha, Pedro Cavallini, Dedé e Acácio; Gabriel Borges, Jhonnathan e Lucas Evaristo; Edinho, Nathan e Dentinho. Técnico: Denis Alves.
FRIBURGUENSE: Afonso; Jhonata, Ronaldo e Maurício; Igor Gomes, José Carlos, Israel, Cachoeiras e Juninho; Luã e Luquinhas. Técnico: Gérson Andreotti.
Em Cabo Frio, a Cabofriense chega, em tese, mais forte para o confronto. Com um time que treinou sem alarde, mas por 45 dias, o Tricolor Praiano tem diversos jogadores que vieram do Madureira, de onde também saiu o técnico Denis Alves. O Friburguense teve uma preparação mais complicada, mas enfim chega ao campeonato, embora com um time recheado de muitos jovens. A maioria deles já estava no elenco durante a temporada passada e tenta fazer um bom papel nesta temporada.