Quem procurou algum jogo da primeira rodada da Série A2 do Carioca para assistir, acabou se frustrando. Isto porque nenhuma das cinco partidas deste sábado (13) foram transmitidas. A razão, de acordo com apuração do ACESSO CARIOCA, foi um veto, por parte da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), que impediu que os clubes exibissem ao vivo seus jogos de estreia.
A razão foi o acordo atingido na última semana, com o canal Bandsports, para a exibição de um jogo por rodada da competição na TV fechada. Dessa forma, a FFERJ decidiu que a transmissão de America x Resende, na próxima quarta-feira, deve servir como uma espécie de ‘lançamento’ do campeonato e entendeu que a transmissão de alguma partida antes disso poderia diminuir o prestígio da novidade.
Inicialmente, Araruama e Cabofriense pretendiam transmitir seus jogos contra Sampaio Corrêa e Friburguense, respectivamente. O Araruama chegou a anunciar que exibiria a partida em seu canal próprio no YouTube, dias antes do jogo. Entretanto, o veto da Federação, de última hora, impediu que qualquer movimentação neste sentido fosse possível.
Transmissões devem ser liberadas na próxima rodada
Apesar do veto valer para a primeira rodada, a FFERJ deverá liberar os clubes para que transmitam seus jogos a partir da segunda rodada. Estas transmissões deverão ser uma espécie de ‘apoio’ aos jogos que o Bandsports irá exibir. Embora o canal tenha poder de escolha sobre a partida que exibirá, as equipes mandantes dos jogos restantes deverão ter o direito de abrir o sinal de seus canais pela internet.
Vale lembrar que os clubes estão respaldados pela Lei do Mandante (Lei 14.205/2021), que dá aos clubes donos do mando de campo a prioridade sobre os direitos de transmissão de cada jogo. Caberá a estes clubes providenciar equipes de TV para que exibam os jogos através de seus canais, preferencialmente na plataforma YouTube.
1 thought on “TVs de clubes foram vetadas pela FFERJ em estreia da Segundona”