No último fim de semana, o ex-jogador Romário confirmou oficialmente sua candidatura à presidência do America. Conforme já tinha antecipado em entrevista ao podcast ‘Cheguei’, o Baixinho assinou o documento que sacramenta sua inscrição como candidato ao pleito presidencial do clube, previsto para acontecer no fim de 2023.
O atual senador irá concorrer pela chapa America Livre, de oposição. Ele já tinha conversado com lideranças internas e ganhou a ‘bênção’ de conselheiros renomados dentro do clube. A oficialização da candidatura se deu na última sexta-feira (12). A notícia, embora já não fosse uma novidade, caiu como uma bomba no cenário político americano.
Isto porque o grupo de situação, liderado pelo presidente Sidney Santana, não tinha definido ainda se concorreria ou não à reeleição. Entretanto, com a candidatura de Romário, as chances parecem ter ficado mais complicadas para o grupo. O nome do atual mandatário já não era uma unanimidade entre os beneméritos e conselheiros e a concorrência de um nome de peso pode comprometer as chances de uma candidatura.
Até o momento, nenhuma outra chapa lançou candidato à eleição americana. Caso este seja o cenário até o prazo de inscrição, ainda não definido, Romário pode até vencer por aclamação. No entanto, não foi assim nos últimos pleitos, já que sempre houve pelo menos dois candidatos e, inclusive, acusações de supostas fraudes por parte dos grupos perdedores.
Em campo, o America estreia na temporada nesta quarta-feira (17), diante do Resende, no complemento da primeira rodada da Série A2 do Campeonato Carioca.