O caminho mais curto para os clubes do Rio visando as competições nacionais começa a ser definido nesta terça-feira (16). Esta é a data do sorteio da Copa Rio de 2023, marcada para começar em julho. A reunião arbitral que definirá os participantes e o chaveamento da competição está marcada para começar às 15h, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ).
Ao todo, 24 clubes participarão da disputa. As equipes elegíveis para o torneio poderão abrir mão de participar, mas não há nenhuma indicação de que algum dos clubes tomará esta decisão. Entram na Copa Rio os oito melhores times da Série A (a não ser os grandes), os oito melhores da Série A2 e os quatro melhores das Séries B1 e B2, todas do ano passado.
Dessa forma, uma provável composição dos participantes ficaria da seguinte forma:
Série A: Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Audax, Madureira, Boavista, Bangu e Volta Redonda
Série A2: Olaria, Sampaio Corrêa, Petrópolis, Americano, Macaé, America, Friburguense e Cabofriense
Série B1: Araruama, Serrano, Pérolas Negras e Duque de Caxias
Série B2: Barra da Tijuca, Goytacaz, Rio de Janeiro e Belford Roxo
Equipes da Série A não estreiam logo de cara
Os oito times que se classificaram para a Copa Rio não entram na disputa logo na primeira fase. Isto quer dizer que eles estarão pré-classificados às oitavas de final e irão aguardar os confrontos entre os times das divisões inferiores. Portanto, mesmos clubes tradicionais como Olaria, Americano e America teriam que passar já pela primeira fase.
A Copa Rio dá duas vagas em torneios nacionais para 2024. O campeão disputa a Copa do Brasil, enquanto o vice está habilitado para a Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem.