Por muito pouco, o maior clássico do interior do Rio de Janeiro deixou de acontecer na Copa Rio. Ao menos, por enquanto. Nesta terça-feira (16), o sorteio da competição quase colocou Americano e Goytacaz frente a frente logo na primeira fase. O confronto, no entanto, deixou de acontecer por apenas uma bolinha de diferença. Assim, os times campistas enfrentarão Barra da Tijuca e Olaria, respectivamente.
Como estavam em potes diferentes, Americano e Goytacaz poderiam ter caído na mesma chave. Sorteado para compor a parte de baixo da fase pré-oitavas de final, o Alvinegro iria, obrigatoriamente, enfrentar um time vindo da Série B2 do ano passado. Ou seja, a possibilidade de enfrentar o Goytacaz, que poderia ter sido descartada se o Cano tivesse ido para o topo da chave, se manteve.
O sorteio seguiu até a definição do penúltimo confronto. Nele, Olaria e Americano esperavam por Goytacaz e Barra da Tijuca. Quem acompanhava o sorteio pelo YouTube (foi transmitido pelo canal TV FFERJ, na plataforma) ainda viveu segundos de angústia, pois a transmissão travou justamente quando a penúltima bolinha estava para ser sorteada, devido ao sinal.
Mas, para frustração de quem esperava o clássico logo de cara, a penúltima bolinha apontou o Goytacaz para enfrentar o Olaria, deixando o Barra da Tijuca para encarar o Americano. Outro duelo entre times da mesma cidade também ficou por detalhes de acontecer, semelhantemente ao caso da dupla campista: Petrópolis e Serrano, que nunca se enfrentaram, quase caíram no mesmo confronto, mas também foram separados por apenas uma bola.
No entanto, o Goyta-Cano ainda pode acontecer, caso os dois times campistas cheguem às quartas de final. Para isso, terão que vencer seus adversários na primeira fase e também os das oitavas, que estão definidos. Se o Goyta passar, pega o Audax; se o Americano avançar, terá pela frente o Nova Iguaçu.