Depois de conseguir a classificação para a Taça Rio e terminar o Cariocão em sétimo lugar, além de conseguir avançar à terceira fase da Copa do Brasil, eliminando Vitória (BA) e Nova Mutum (MS), o Nova Iguaçu está disputando a Série D do Campeonato Brasileiro.
Em sua quarta participação (as outras foram em 2013, 2018 e 2022), o Orgulho da Baixada começou com duas derrotas: 1 x 2 Athletic (MG), em pleno Jânio Moraes, e 0 x 2 Real Noroeste (ES), no Estádio José Olímpio da Rocha, na cidade de Águia Branca.
Pior que amargar a lanterna (oitava posição) do seu grupo, o Nova Iguaçu, comandado pelo treinador Carlos Vitor, perdeu dois titulares do time-base que vinha jogando: Léo Índio e Breno. Os dois haviam chegado em dezembro de 2022 e agora ambos foram reforçar dois adversários diretos.
Leonardo de Oliveira Silva, de 27 anos, é um volante revelado pela Portuguesa e acertou com o Athletic (MG), que se tornou o terceiro clube mineiro na sua carreira (ele tem passagens por Nacional de Muriaé e Boston City).
Breno de Almeida Mello Santana é um atacante de 24 anos de idade. Ele foi anunciado esta semana pela Portuguesa, após dez jogos e três gols (um no Carioca e dois na Copa do Brasil) pelo Nova Iguaçu em 2023.