O empate em casa com o Olaria acabou sendo amargo para o Americano por conta da circunstância. Mesmo sendo um confronto de duas equipes candidatas ao acesso, o Alvinegro vencia até os minutos finais, quando levou o gol de Denílson, numa cobrança de falta perfeita, que impediu o Glorioso de estrear na Segundona com uma vitória diante de sua torcida.
Na análise do técnico Rafael Soriano, o jogo foi igual e o Olaria foi um adversário que mostrou sua força. Mas o comandante lamentou o fato de que sua equipe não conseguiu manter o nível do primeiro tempo, quando abriu 1 a 0, após o intervalo. Ele citou também a qualidade dos olarienses, que ficaram com o vice na Série A2 do ano passado.
— Vi muita coisa positiva, que me agradou, e algumas coisas que precisam ser corrigidas, o que é natural para uma equipe que ainda está em formação. O time oscilou, fez um bem primeiro tempo e, se tivesse aproveitado as oportunidades, teria construído um resultado melhor. Criamos mais e ainda tivemos dois lances duvidosos, de penalidade, a nosso favor. No segundo tempo, infelizmente, a gente baixou muito. Não vejo só a parte física, mas até pelo conjunto do adversário, que já joga junto há praticamente dois anos — disse Soriano, à Rádio Campos Difusora.
Ele destacou que o ritmo do Olaria, que começou muito cedo sua pré-temporada, fez a diferença para que a equipe apertasse mais o Americano no segundo tempo. Mas mostrou confiança num crescimento do Glorioso ao longo da Série A2, lembrando que o time teve menos tempo para se preparar e irá se encaixar com o campeonato em curso:
— O Olaria vem num ritmo de jogo maior porque vem treinando e fazendo amistosos desde janeiro. Tem jogador deles, que entrou no segundo tempo, que era titular no ano passado. Seria natural sermos empurrados um pouco para trás, mas soubemos defender. Apesar do volume de jogo deles, o Bernardo só fez uma defesa, num chute de longe. Penso que defendemos bem, mas não conseguimos ter a bola e acabamos levando um gol de falta no fim, que comprometeu o resultado. Mas vejo o time evoluindo e a tendência é crescer na competição.
O Americano volta a campo na Série A2 no próximo sábado (20), diante do Macaé, em Cabo Frio.