Morreu nesta quarta-feira (16), aos 85 anos, o ex-jogador e treinador Nelsinho Rosa. Ele estava internado havia sete meses e faleceu devido a complicações de uma infecção hospitalar. Nelsinho foi um dos maiores ídolos do Madureira, clube onde começou sua carreira como jogador, no fim dos anos 1950, antes de passar pelo Flamengo, onde foi bicampeão carioca.
Nélson Rosa Martins nasceu em 8 de dezembro de 1937 e teve o Madureira como seu primeiro clube. Ele ficou no Tricolor Suburbano até 1961 e passou oito anos no Flamengo, onde ganhou os Cariocas de 1963 e 1965. Depois da aposentadoria, voltou ao Madureira, mas como treinador. Pelo clube, comandou o time profissional, mas também as categorias de base. Em 1974, foi campeão carioca juvenil com o clube.
Posteriormente, também treinou o Volta Redonda e o Fluminense, onde voltou a ganhar dois Campeonatos Cariocas: os de 1980 e 1985. Mais tarde, foi para o Vasco da Gama, faturando seu título mais importante como treinador, o Brasileirão de 1989. Nelsinho também treinou a seleção da Arábia Saudita e ainda teve uma última passagem como técnico do Madura, em 2002.
Após aposentar-se como treinador, passou a ser coordenador de futebol, cargo que ocupou por muitos anos em Conselheiro Galvão, até sofrer um AVC, em 2013. O Madureira lamentou a morte de Nelsinho e anunciou que o velório do craque será na sede do clube, nesta quinta, a partir das 9h. O sepultamento será à tarde, no Cemitério de Irajá.