A Série A2 do Campeonato Carioca continua neste sábado (20), com cinco jogos abrindo a segunda rodada da competição. Depois de uma jornada inaugural com poucos gols, a esperança das torcidas é de muita bola na rede. O ACESSO CARIOCA traz, portanto, um guia de todos os duelos do fim de semana, com o que esperar de cada partida e cada time. Confira:
OLARIA x AMERICA
Estádio: Rua Bariri, no Rio de Janeiro
Data: 20/05/2023 às 15h
Árbitro: Alan Trindade da Silva
Assistentes: Richardson Santos da Silva e Danilo Oliveira da Silva
OLARIA: Guilherme; Vitinho, Bruno Santos, Anderson e Michael; Paulo Henrique, Silvano, Matheus Carioca e Alexandre Junior; Davi e Alexandro. Técnico: Palinha.
AMERICA: Fernando; Sanderson, Mumu, Juan Sosa e Guilherme Zóio; Felipe Dias, Wallace Bonilha e Rafinha; Yury, Daniel Pessoa e Marquinho. Técnico: Alfredo Sampaio.
O grande clássico da rodada é também o jogo mais esperado e mais quente. De um lado, o Olaria tenta estrear bem em casa, diante de um America empolgado pela vitória na primeira partida. O Azulão poderá ter mudanças em sua equipe titular, conforme o próprio técnico Palinha admitiu, durante a semana. Assim, Matheus Carioca pode ganhar uma oportunidade no time titular. Caio Hones, expulso na estreia, está fora. Já no Mecão, Alfredo Sampaio terá à disposição o meio-campista Wallace, que deve começar jogando, além de Kennedy, possivelmente no banco.
ARTSUL x PETRÓPOLIS
Estádio: Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu
Data: 20/05/2023 às 15h
Árbitro: Pierry Dias dos Santos
Assistentes: Fábio Ramos França e Júlio César Souza Gaudêncio
ARTSUL: Luís Henrique, Diego Macedo, Edmário e Mpasso; Emanoel, Vandinho, Neto e Gabriel Henrique; Ezequiel, Talisson e Sampaio. Técnico: Emanoel Sacramento.
PETRÓPOLIS: Luiz Felipe; Rossales, André Santos, Espinho e Rafinha; Josiel, Magé, Júnior Araújo e China; Sabão e Wallace (Lucas Duarte). Técnico: Rogério Pina.
As duas equipes vêm de atuações satisfatórias. Enquanto o Artsul empatou com o Maricá, mesmo podendo ter vencido, o Petrópolis faturou o Macaé no finzinho. Em casa, o Tricolor da Dutra poderá alinhar uma escalação mais ofensiva, com a entrada de Talisson no ataque. O técnico Emanoel Sacramento tem um time leve nas mãos e a possibilidade maior é e que priorize um setor ofensivo leve. Já o Petrópolis, desfalcado de Caio e Madson, lesionados, poderá ter Pedro China começando o jogo no meio-campo. Lucas Duarte, autor do gol da vitória passada, luta por uma vaga no ataque.
MACAÉ x AMERICANO
Estádio: Correão, em Cabo Frio
Data: 20/05/2023 às 15h
Árbitro: Carlos Tadeu Ferreira de Castro
Assistentes: Lucas Castro dos Santos e Alex Sandro Arruda Santos
MACAÉ: Douglas; Almir, Leozão, Kadu Fernandes e Yan Ferreira; Vinícius, Dandan (Biel), Alex Galo e Davi; Anderson Manga e Sorriso. Técnico: Toninho Andrade.
AMERICANO: Bernardo; Caio Ferraz, Caio Pacheco, Ruan Lopes e Gerley; Damião, Diogo Corrêa, Paulinho, Walber e Bruno Barbosa; Léo Itaperuna. Técnico: Rafael Soriano.
Sem poder atuar no Moacyrzão, o Macaé tenta se recuperar no campeonato, após a derrota para o Petrópolis. Sem Vitão, suspenso, abre-se espaço para Kadu Fernandes começar jogando na zaga, ao lado de Leozão. No ataque, existe a possibilidade de Biel estar entre os titulares, mas Toninho Andrade não deve sacar os atacantes Anderson Manga e Sorriso, o que implicaria numa mudança de formação. Enquanto isso, o Americano conta com o retorno de Bruno Barbosa, provavelmente entrando no lugar de Jeffinho, como um meia-atacante. Pepeu, recuperado de lesão, deve ficar no banco.
SAMPAIO CORRÊA x CABOFRIENSE
Estádio: Lourival Gomes, em Saquarema
Data: 20/05/2023 às 15h
Árbitro: Diego da Silva Lourenço
Assistentes: Juan Motta Cidri e Feliphe da Cunha Oliveira Cabral da Silva
SAMPAIO CORRÊA: Filipe; Betão, Índio, Fábio Magrão e Paulo Vitor; Pablo Inácio, Luan Gama, Alexandre e Davi Santos; Camilo e Elias. Técnico: Silvestre dos Anjos.
CABOFRIENSE: Lucão. Obando, Fellipe, Dedé e Acácio; Gabriel Cunha, Naílson (Henrique) e Edinho; Mateusinho, Nathan e Dentinho.
O Sampaio estreou em casa (embora, oficialmente, como visitante) com um empate. Agora, o duelo diante da Cabofriense é visto como uma oportunidade a se aproveitar para a recuperação. Com a chegada de novos reforços, como o volante Pablo Inácio, o técnico Silvestre dos Anjos pode fazer algumas mexidas. No ataque, Camilo poderia começar no lugar de Octávio. Já a Cabofriense não deve mudar muita coisa, a não ser uma possível entrada de Henrique, no meio-campo, em lugar de Naílson.
FRIBURGUENSE x MARICÁ
Estádio: Eduardo Guinle, em Nova Friburgo
Data: 20/05/2023 às 15h
Árbitro: Fernando Moraes de Queiroz Varella
Assistentes: André Roberto Smith Silveira e Ian Gomes D’Ornellas
FRIBURGUENSE: Júlio César; Ryan, Maurício, Cristopher e Barrozo; Wallace, Cachoeiras, Ronaldo e Pedro Lemos; Luquinhas e Eduardo. Técnico: Gérson Andreotti.
MARICÁ: Julio; Lucas Zen, Heltton e William; Davi, Muniz, Mauro e Léo Melo; Bernardo, Gutinho e Tartá. Técnico: Reinaldo.
Em casa, o Friburguense busca seu primeiro triunfo com alguns reforços. O atacante Eduardo está regularizado e deve começar jogando. Pedro Lemos, no meio-campo, pode ganhar uma oportunidade como titular. A jovem equipe da casa contrasta com um experiente Maricá, que mostrou uma formação ofensiva no primeiro jogo. Por isso, o técnico Reinaldo deve manter o trio ofensivo, formado por Bernardo, Gutinho e Tartá, em busca dos três pontos.