Chegou ao fim a terceira rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, que conta com a participação de três clubes do Rio de Janeiro. Ao perder para o Athletic (MG), por 2 a 1, em casa; além de Real Noroeste (ES) e Santo André (SP), o Nova Iguaçu continua sem pontuar no Grupo A6 da competição nacional.
Isto faz dos laranjas o time com a segunda pior campanha na competição. Até então, dos 64 clubes participantes, apenas o Real Ariquemes (RO) foi derrotado nas três vezes que entrou em campo, com nenhum gol marcado e seis sofridos no Grupo A5. Agora, o Nova faz companhia aos rondonienses, no fundo da tabela.
Apesar disso, não é a primeira vez, em quatro participações na Série D, que o Nova Iguaçu começa com três derrotas. Em 2018, perdeu nas cinco primeiras rodadas, uma vez para o Mirassol (SP), por 1 a 0, duas para o Inter de Lages (SC), por 4 a 1 e 4 a 3, e duas para o Caxias (RS), ambas por 1 a 0. Na última rodada, apenas para cumprir tabela, bateu o Mirassol por 2 a 0.