Chegou ao fim a terceira rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, que conta com a participação de três clubes do Rio de Janeiro. Ao vencer Real Noroeste, tricampeão capixaba, (5 a 2), Athletic, semifinalista do Mineiro (2 a 1) e Resende (3 a 2), a Portuguesa continua com 100% de aproveitamento no Grupo A6 da competição nacional.
Até aqui, dos 64 clubes participantes, além da Lusa, apenas mais dois conseguiram vencer os três jogos: o Ferroviário (CE), com quatro gols marcados e nenhum sofrido no Grupo A2, e o Camboriú (SC), com cinco tentos anotados e nenhum levado no Grupo A8. Portanto, a Portuguesa tem a melhor campanha geral e também o melhor ataque: dez gols, sendo dois de Anderson Rosa e outros dois de Marcelo Toscano, seus artilheiros.
Além disso, é a primeira vez, em seis participações na história da Série D, que o clube da Ilha do Governador começa com três triunfos consecutivos. Agora o objetivo é superar 2017, quando permaneceu invicto nas seis primeiras rodadas (quatro vitórias e dois empates).