O América de Três Rios, afastado do profissionalismo há dez anos, anunciou nesta semana sua volta ao futebol. O clube da região Centro-Sul Fluminense tem uma nova gestão, liderada pela empresa PIER Empreendimentos Esportivos. Além de retornar às competições, o clube pretende também se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O lançamento do projeto acontece nesta quinta-feira (25).
A festa de lançamento do projeto será no Clube Atlético Entre Rios (Rua Duque de Caxias, Piracema), às 19h. O gestor do América e dono da PIER, o empresário Marcello Pinheiro, explicou que o processo será de revitalização total do clube, desde suas categorias de base. A ideia é implementar o trabalho ao longo de quatro anos, em quatro fases diferentes.
— A SAF está nascendo de uma negociação entre o clube e a nossa empresa, que há um ano vem alinhando esse novo modelo de gestão. A ideia é trazer de volta ao cenário a força do interior. Iremos implementar a categoria de base desde o Sub-11 até o profissional, além do futebol feminino. Hoje, o América tem formação pronta do Sub-15 ao Sub-20, que disputam amistosos e torneios regionais. Um dos nossos objetivos é tornar o América um clube formador. O futebol profissional será retomado em abril, para a Série C do Carioca — explicou Marcello.
O América disputou a primeira divisão do Campeonato Carioca, entre 1989 e 1993, mas esteve nas divisões inferiores nas décadas seguintes. A última participação do clube foi na Segundona de 2013. Além da reformulação dentro de campo, a nova diretoria pretende ainda reformar o Estádio Tiezão, no bairro Puris.
— Temos um projeto em relação à reforma do Tiezão, que está há 12 anos sem uso, sem sócios e totalmente abandonado. Inclusive, há dois anos, houve uma enchente que fez transbordar um lago dentro do terreno do clube e que destruiu os cinco vestiários do estádio assim como parte do campo, onde já foram disputados diversos jogos do Campeonato Carioca. O momento é de muito trabalho — concluiu o empresário.