Era a nublada tarde de 9 de dezembro de 2020, em Itaboraí, quando um jogo entrou para a história do futebol carioca. Em um duelo que valia vaga na Série A do Carioca, Maricá e Sampaio Corrêa se enfrentavam, no Alzirão. Até os 49 minutos do segundo tempo, o time maricaense tinha a classificação nas mãos, mas um golaço de Emerson Carioca colocou o Sampaio na primeira divisão. Este confronto épico e que construiu rivalidades volta a acontecer neste domingo (28), pela Série A2 do Carioca.
Duas equipes jovens no cenário estadual, Sampaio Corrêa e Maricá se firmaram como forças nas competições de divisões inferiores. Há dois anos e meio, este embate se deflagrou no grande duelo valendo a classificação para aquela que se tornaria a última Seletiva da primeira divisão do Estadual. Quem vencesse o duelo, chegaria à elite pela primeira vez na História.
Após um empate sem gols em Saquarema, os dois times se enfrentariam em Itaboraí, que servia como a casa do Maricá. Precisando da vitória, já que novo empate favorecia os mandantes, o Sampaio fez o primeiro gol com Roberto Júnior, mesmo tendo um jogador a menos desde os 15 minutos (Jeffinho foi expulso). Pouco depois, veio o empate maricaense, com Athyla. Até que uma falta na entrada da área mudou tudo.
Golaço, pouca roupa e pancadaria
O Sampaio Corrêa tinha nos pés uma última chance de chegar à vitória. E coube ao camisa 7 Emerson Carioca decidir. Ele soltou uma bomba, no canto em que estava o goleiro Julio, mas indefensável e no ângulo: era o golaço da classificação do Galinho da Serra e da eliminação do adversário. Na comemoração, o atacante enlouqueceu: tirou a camisa e até o calção, indo na direção da arquibancada onde estavam dirigentes do Maricá.
Após o jogo, Emerson Carioca disse ter sido chamado de ‘gordo’ e ‘macaco’ pelos maricaenses e que ter tirado toda a roupa foi uma forma de responder a provocação. O fato é que a comemoração para lá de inusitada gerou uma enorme confusão e uma pancadaria generalizada. Ao todo, oito jogadores foram expulsos: quatro de cada time, incluindo o próprio Emerson. O jogo ficou dez minutos paralisado.
O fato é que o confronto que entrou para a história deixou marcas importantes. Se o clima já não promete ser de vias de fato, os dois lados lembram bem daquele jogo. Por isso, o encontro deste domingo, entre equipes que estão empatadas na classificação da Segundona (quatro pontos cada) promete ter uma carga extra de motivação. A bola rola às 15h, em Moça Bonita.