Os atos de racismo cometido contra Vinícius Júnior, na Espanha, geraram uma onda de solidariedade ao atacante brasileiro do Real Madrid. Obviamente, o futebol foi o centro dessas manifestações e clubes e jogadores do Rio de Janeiro não deixaram de se posicionar. No último meio de semana, chamaram atenção diversos protestos de cunho antirracista em jogos da Série C do Carioca.
No duelo entre Atlético Carioca e Mesquita, nesta sexta-feira (26), garotos entraram em campo com uma faixa que levava uma mensagem de apoio a Vinícius. Embora tenham exibido a faixa antes da entrada dos jogadores, a iniciativa foi feita pelo Atlético. Mas esta não foi a única manifestação solidária a Vini.
No jogo entre Tigres do Brasil e CAAC Brasil, ainda no começo da semana, diversos jogadores ajoelharam-se em campo e ergueram o punho, num símbolo de resistência que lembra os Panteras Negras, partido político afro-americano dos anos 1960 e que lutou contra o preconceito e a favor da igualdade de direitos para a população negra. Este gesto foi repetido pelos próprios jogadores do CAAC no jogo da última quinta, contra o Paraty, que também entrou em campo carregando uma faixa com mensagens antirracistas.
1 thought on “Manifestações antirracistas marcam jogos da Série C do Carioca”