Bater o America em Mesquita, no último sábado (27), foi muito importante para o Macaé. Não só por acabar com o jejum de vitórias na Série A2 do Carioca, mas também porque a equipe não vencia seu adversário havia sete anos. O triunfo fora de casa animou o time a iniciar uma reação na Segundona e elevou o moral macaense.
O técnico Toninho Andrade, após o jogo, era um dos mais emocionados pelo resultado. Ele lembrou que o time vem se esforçando bastante desde o começo do campeonato e que, mesmo com as derrotas dos dois primeiros jogos, a equipe não tinha feito más atuações. Ainda assim, ressaltou como muito importante a vitória sobre os americanos.
— Foi uma vitória importante por todas as circunstâncias que antecederam o jogo. Se a gente ficar falando aqui, vai parecer que estamos valorizando demais, mas só quem viveu essa semana dentro do Macaé sabe o tamanho da importância dessa vitória. Então, a gente sai daqui feliz. Apesar das derrotas para Petrópolis e Americano, o time não vinha jogando mal. E quando você perde, parece que está arrumando desculpa. Mas fizemos uma partida digna contra um adversário muito tradicional. A vitória foi gratificante — disse, à Cariocão TV.
Toninho também reconheceu que um novo resultado ruim pressionaria ainda mais a equipe e que a vitória veio em boa hora. Ele também lembrou-se do zagueiro Kadu Fernandes, que morreu na segunda-feira passada, em acidente de carro, e do quanto isto afetou até mesmo o planejamento da equipe:
— Fico feliz porque os meninos entenderam a necessidade da virada de chave. Mas o campeonato não termina hoje, infelizmente. É uma vitória importante para ganharmos tranquilidade, termos sequência e tudo dentro da normalidade. Agora, é descansar esses caras porque eles estão exaustos. A gente veio para cá só com quatro sessões de treino. Não treinamos nem segunda e nem terça, que foi o dia do enterro do Kadu. Aliás, foi muito bom termos vencido para homenageá-lo nesse momento tão importante.
O Macaé volta a campo pela Segundona no dia 3 de junho, contra o Araruama.