O Campeonato Carioca da Série C de 2023 teve a sua sétima rodada das 11 previstas para a primeira fase, chamada de Taça Waldir Amaral, encerrada. Agora restam apenas quatro para definição dos oito clubes entre os 22 participantes que seguirão na briga pelo título e pelo acesso à B2 ainda este ano.
Se o São Cristóvão é o dono da melhor campanha geral, com 18 pontos ganhos, o Campos passou a ser o único invicto, depois de o time cadete ter sido derrotado pelo Profute por 1 a 0.
Na estreia, vitória por 1 a 0 sobre o União Central, no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis. Em seguida passou pelo Bela Vista por W.O. (3 x 0). Na terceira rodada, empate por 1 a 1 contra o Profute, no Estádio Leônidas da Silva, zona norte da capital. Depois, novo 1 a 1, como mandante no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira, diante do Duque Caxiense.
Na jornada seguinte, triunfo por 1 a 0 sobre o Vera Cruz, em pleno Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis. A seguir goleada por 3 a 0 no Juventus, no Antônio Ferreira de Medeiros. E por fim um empate por 1 a 1 contra o Zinzane, um dos favoritos ao acesso, em Moça Bonita, zona oeste da capital, mesmo perdendo o goleiro Guilherme, expulso logo aos cinco minutos de bola rolando.
Assim, com 15 pontos ganhos, o Campos ocupa a terceira posição do Grupo B (avançam ao mata-mata os quatro primeiros). Restam, pela frente, Riostrense (10º de A), em Cardoso Moreira; Barcelona (6º de A), em Duque de Caxias; Atlético Carioca (1º de A), em Cardoso Moreira; e CAACBrasil (4º de A), em Nilópolis.
Rebaixado na Série B2 de 2022, o Campos já esteve na elite carioca. Foi no ano de 2017, em parceria com o Carapebus, mas foi eliminado logo na fase preliminar e acabou relegado à segundona estadual naquele mesmo ano ao terminar em 15º lugar entre 16 participantes.