Ao fim de oito rodadas da primeira fase do Campeonato Carioca da Série C, restam apenas três para o fim da Taça Waldir Amaral, que levará os quatro primeiros de cada um dos dois grupos às quartas de final. No entanto, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) ainda não corrigiu um erro cometido ao divulgar o regulamento da competição. Ela estipulou que, indiretamente, seriam dois campeonatos em um só, por definir que seriam promovidos o vencedor de cada grupo, impedindo assim o acesso de dois times da mesma chave, cometendo outro equívoco ao informar como será a edição de 2024.
Está escrito no regulamento: “Art. 37 – O Campeonato de 2024 será realizado em duas fases, preliminar e principal, estando classificadas para fase principal as 10 associações melhores colocadas na classificação geral de 2023, e as 02 associações submetidas ao descenso da série B2 de 2023, em total de 12 associações. As associações excedentes, disputarão a fase preliminar que será publicada em 60 dias antes do inicio da competição, classificando 4 associações para a fase principal, com a competição sendo realizada com 18 associações”.
Portanto, a FFERJ errou no somatório dos clubes, não deixando claro se serão 16 ou 18 participantes na fase principal, o que se desfaz a seguir: “Parágrafo único – A competição será realizada em 02 grupos de 9 associações, com a composição dos grupos estabelecida por sorteio, jogando grupo contra outro grupo, e dentro do próprio grupo, em turno único, em 17 rodadas, classificando-se as 4 melhores associações, para a semifinais, e as vencedoras das semifinais para as finais. As demais normatizações e critérios serão debatidos, em conselho arbitral especifico para a competição da série C de profissionais de 2024″.
Dessa forma, a FFERJ confirma que serão 18 clubes na edição de 2024. No entanto, sem um esclarecimento ou retificação do documento publicado no dia 6 de março e reajustado no dia 1º de abril, não é possível saber se estarão confirmadas as 10 ou 12 melhores colocadas de 2023 ou as quatro ou seis melhores da fase preliminar de 2024.