O Americano mudou bastante sua formação para derrotar o America, no último fim de semana, pela Segundona. Embora tenha mantido, em tese, o esquema de 4-3-3, a equipe comandada por Rafael Soriano estava visivelmente mais ofensiva. Com a entrada de Jonnes no meio e as de Pepeu e William Amendoim, nas pontas, o Alvinegro fez uma ‘blitz’ e abriu logo 2 a 0 no primeiro tempo, decisivos para a vitória.
Inicialmente, esperava-se que a saída do atacante Paulinho, somada à necessidade de pontuar em um jogo fora de casa, pudesse fazer o Glorioso adotar uma escalação mais cautelosa. Mas o técnico Rafael Soriano decidiu surpreender e colocar uma equipe fluida e ofensiva. Com Jonnes e Walber como meias, além dos três atacantes, as subidas de Wander e Bruno Barbosa fizeram o Glorioso se manter bastante no campo adversário.
— A saída do Paulinho foi por questão médica, mas apostamos em um time ofensivo. Quando muitos poderiam achar que encheríamos o meio-campo, foi justamente um time que pudesse ter mais profundidade, ter mais a bola. Os próprios lances de bola parada passam muito pela confiança, mas é preciso ter um time de jogadores que acreditem naquilo para que possam executar. Colocamos laterais mais ofensivos, o Jones, que é mais um meia, e atacantes de beirada que também jogam por dentro. Foi assim que tivemos essa superioridade — afirmou Rafael Soriano, à Cariocão TV, prosseguindo:
— Parece fácil falar depois do jogo, mas é o que a gente trabalhou. E eu falei no jogo passado que nós trabalhamos, mas não deu certo. O Amendoim e o Pepeu trocaram a característica da formação anterior, o Jeffinho é mais vertical e esses dois jogam com o pé trocado. Era essa a proposta, de ter a bola. Muitos pensam que são três atacantes, mas em muitos momentos eram cinco por dentro e dois laterais ‘espetando’. Deus nos abençoou por termos um grupo de jogadores que nos dão duas ou três funções, e aí a gente consegue mudar o sistema de jogo em precisar mexer em muitas peças.
Com possíveis novas mudanças (e surpresas), o Americano volta a campo neste sábado (17), contra o Araruama, em Campos. A bola rola às 15h, em jogo válido pela sexta rodada da Série A2 do Carioca.