O bom começo de temporada do São Cristóvão tem empolgado os simpatizantes do clube da Rua Figueira de Melo. E não é à toa: afinal, com sete vitórias em nove jogos, os cadetes já estão matematicamente garantidos nas quartas de final da Série C do Carioca. Mas não é só seguir lutando pelo acesso que dá aos cristovenses um feito destacado. É que a campanha atual vem sendo a melhor do clube em 80 anos.
A última vez em que o São Cristóvão conseguiu sete vitórias nos primeiros nove jogos foi em 1943. Na altura, o time ainda jogava a primeira divisão do Estadual e figurava como um dos principais clubes da cidade. Desde então, obviamente, a situação mudou muito e o time passou por todas as divisões, mas mesmo em níveis mais baixos não obteve o domínio que vem colocando sobre seus adversários em 2023.
Há 80 anos, o São Cri-Cri começou o Campeonato Carioca com os mesmos números que tem atualmente. O time derrotou Bonsucesso, Vasco da Gama, Bangu, Madureira, Botafogo, America e Canto do Rio, perdendo para Fluminense e Flamengo. Se a realidade atual é muito diferente, a comparação com outras temporadas bem sucedidas também evidencia a boa fase do time.
Em 2014, quando foi semifinalista da Terceirona e conseguiu o acesso à segunda divisão, o São Cristóvão só foi perder pela primeira vez em seu 13º jogo. Entretanto, ganhou seis dos nove primeiros jogos. Agora, o clube tenta repetir o acesso e volta a campo no domingo (18), em casa, diante do Vera Cruz.