Após nove rodadas realizadas da Taça Waldir Amaral, o Campos é o único time invicto na Série C do Campeonato Carioca de 2023, a Quintona do Estadual, que dará ao campeão e ao vice vaga na B2 ainda deste ano. Uma campanha que já iguala (ou até supera) as de temporadas anteriores do Roxinho.
Em nove jogos, a equipe campista somou 19 pontos, que foram frutos de cinco vitórias e quatro empates. A pontuação deixa o clube em segundo lugar no Grupo B, atrás apenas do São Cristóvão, dono da melhor campanha geral, que tem 21 pontos ganhos e já está classificado ao mata-mata.
Com toda essa quantidade de jogos sem perder, o Campos já igualou a maior duração de invencibilidade das últimas edições da Série C: Belford Roxo, em 2022, e Paduano, em 2021, em competições também com turno único na primeira fase. O Canto do Rio, em 2019 (quando a Série C era a Quartona), não perdeu nos primeiros 11 jogos, mas a primeira fase era de grupos. É a maior sequência invicta inicial, recentemente.
Para igualar esta marca, o Roxinho terá duas pedreiras pela frente, finalizando a Taça Waldir Amaral: Atlético Carioca (3º colocado), em Cardoso Moreira; e CAACBrasil (4º colocado), em Nilópolis. Ou seja, dois adversários que estão no G-4 do Grupo A e, portanto, ainda lutam por um lugar nas quartas de final.
Rebaixado na Série B2 de 2022, no TJD (após perda de pontos caiu do oitavo para o décimo lugar), o Campos já esteve na elite carioca. Foi no ano de 2017, em parceria com o Carapebus, mas foi eliminado logo na Seletiva e acabou relegado à Segundona naquele mesmo ano, ao terminar em penúltimo lugar.