Na tarde deste sábado (17), na partida de ida da final da Copa Rio da categoria sub-17, o Fluminense, atual vice-campeão, foi derrotado pelo Flamengo, em pleno Estádio Vale das Laranjeiras, em Xerém, distrito de Duque de Caxias: 2 x 3.
Logo no primeiro minuto da etapa inicial, em rápido contra-ataque, Lucyan partiu do campo de defesa, tabelou com Lorran e tocou na saída do goleiro Antônio Carlos para colocar o time rubro-negro na frente do placar. Com a rápida vantagem, os visitantes ficaram com maior posse de bola, trocando passes no campo ofensivo e usando as faltas como estratégia.
Aos três minutos da segunda etapa, Kauã Elias fez uma jogadaça e acabou derrubado dentro da área por João Victor. O próprio K9 foi para cobrança da penalidade máxima e, com paradinha, deixou tudo igual no minuto seguinte: 1 a 1.
O clássico ficou mais aberto, com ambas equipes buscando a vitória. Aos 27, Fabinho bobeou, Luan Andrey recuperou a bola pela direita e cruzou na medida para Felipe Teresa, livre de marcação, cabecear para o fundo das redes. Aos 37, Matheus Pedro chutou, Alisson deu rebote e Velon empatou o jogo novamente. Já nos acréscimos, João Victor, em disputa com o goleiro, mesmo caído, deu um toquezinho e a bola entrou mansamente, definindo o triunfo flamenguista.
A partida de volta ocorrerá no próximo sábado (24), a partir das 10 horas, no Estádio José Bastos Padilha, na Gávea, zona sul da capital. O Flamengo, para levantar a taça, precisa apenas de um empate diante da sua torcida. O Fluminense tem que vencer por pelo menos dois gols de diferença. Se ganhar por um, o campeão será conhecido nas penalidades máximas.