Neste sábado (17), na partida de volta da fase de quartas de final do Campeonato Carioca Sub-20, a Portuguesa foi derrotada pelo Botafogo por 2 a 0, em pleno Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro.
Em vantagem por ter vencido por 1 a 0, fora de casa, na ida, o time lusitano poderia até perder por um gol de diferença para ser semifinalista.
No entanto, logo aos dez minutos, Ryan cruzou, João Guilherme testou para o meio, Sapata tocou para trás e Bernardo Valim encheu o pé para estufar as redes. Muito superior na posse de bola, o Glorioso atuou melhor o tempo todo. Aos 23, Ryan tentou o cruzamento e a bola pegou no travessão.
A pressão dos visitantes continuou na segunda etapa e, aos 16 minutos, Bernardo Valim foi calçado em cima da linha por Kauã. Kauê cobrou o pênalti no meio do gol, Rhenan Ribeiro pulou para o canto e assim o Bota ampliou. A Lusa ainda partiu para o abafa nos 15 minutos finais, porém o goleiro Heitor apareceu bem e evitou a eliminação alvinegra.
Agora, nas semifinais, o Botafogo enfrenta Vasco ou Resende. Se for contra os cruzmaltinos, por ter pior campanha, o Glorioso terá que decidir a vaga na final outra vez fora de casa e ver o adversário jogar pelo empate no placar agregado.