Na noite desta segunda-feira (19), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) afastou e suspendeu três equipes do Campeonato Carioca da Série C: São José, Brasileirinho e Duque Caxiense. O motivo é a suspeita de envolvimento destes clubes em manipulações de resultados no campeonato. No domingo, o São José perdeu por 11 a 0 para o Zinzane, em resultado que levantou estas suspeitas.
De acordo com documento assinado pelo presidente da FFERJ, Rubens Lopes, os últimos jogos destas equipes têm sido marcados pelo que chamou de ‘anormalidades’. De fato, o São José levou 18 gols nas últimas duas partidas, mas o Brasileirinho também tem sido sistematicamente derrotado por placares elevados, assim como o Duque Caxiense.
A FFERJ também anunciou que irá encaminhar ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) as evidências que apontam para possíveis fraudes nos jogos destas equipes, além de acionar a Justiça Comum. Os jogadores registrados por todos os três clubes também ficam suspensos de todas as competições da Federação até o fim do ano. Com isso, os jogos envolvendo São José, Duque Caxiense e Brasileirinho, na última rodada, terminarão com derrota destas equipes por WO.
Isto significa, portanto, que Zinzane, EC Resende e União Central estão dispensados dos jogos do próximo fim de semana, somando assim três pontos cada um. A FFERJ tomou a decisão baseada, segundo ela, no fato de que estes confrontos não trarão grandes mudanças no panorama do campeonato, no que se refere à classificação para as quartas de final.
São José, Brasileirinho e Duque Caxiense foram os times que mais levaram gols na Quintona. O São José, que levou a maior goleada do campeonato, sofreu 35 gols em dez jogos. Já o Brasileirinho teve sua defesa vazada 31 vezes, enquanto o Duque Caxiense levou 27 tentos.
9 thoughts on “FFERJ afasta São José, Brasileirinho e Duque Caxiense por suspeita de fraude”