Após a disputa da décima e penúltima rodada da primeira fase, seis clubes estão classificados antecipadamente para as quartas de finais da Série C do Campeonato Carioca e outros cinco brigam pelas duas vagas restantes.
Além do campeão da Taça Waldir Amaral, o São Cristóvão, Profute, Zinzane, Juventus, Unisouza e Campos já estão na próxima fase. Restam duas vagas, que serão preenchidas no domingo (25), a partir das 15 horas.
CAACBrasil e Atlético Carioca disputam a última vaga do Grupo A, com vantagem para o primeiro, que tem dois pontos a mais. Na última rodada, o CAAC enfrenta o Campos, no Joaquim Flores, em Nilópolis. Já o Atlético visita o Tigres do Brasil, no Los Larios, Duque de Caxias. Se o Centro Administrativo Apologético Cristão do Brasil empatar, o CAC precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença em Xerém.
No Grupo B, Paraíba do Sul, Mesquita e Paraty disputam a última vaga. Na rodada decisiva, o Paraíba do Sul enfrenta o Riostrense, no Marrentão, enquanto o Mesquita encara o Barcelona, no Nélio Gomes. Se ambos vencerem, o Tubarão da Baixada precisará tirar uma desvantagem de três gols no saldo.
Por sua vez, o Paraty, que tem um ponto a menos que os dois outros concorrentes (perdeu quatro no TJD), precisa vencer o líder Profute, no Leônidas da Silva, e torcer por um tropeço de Paraíba do Sul e Mesquita. Se empatar e os outros dois perderem, também consegue a classificação por ter melhor saldo de gols.