Chegou ao fim a nona rodada (segunda do returno) do Grupo A6, onde estão os três representantes do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023.
Abrindo a jornada, a Portuguesa derrotou o Vitória (ES) por 1 a 0, em pleno Estádio Salvador Costa, na capital capixaba, e continua isolada na ponta. Foi o oitavo gol em sete jogos de Marcelo Toscano pela Lusa, artilheiro isolado da competição nacional.
O Resende tropeçou contra o lanterna Real Noroeste (ES) ao ficar no 1 a 1, no Estádio do Trabalhador, no Sul-Fluminense, se complicando demais na briga por um lugar no mata-mata.
Já o Nova Iguaçu praticamente disse adeus a qualquer chance de classificação ao perder por 1 a 0 para o Democrata (MG), no Estádio José Mammoud Abbas, na cidade de Governador Valadares.
No outro jogo, o Santo André (SP) perdeu pelo placar de 1 a 0 para o Athletic (MG), em pleno Estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista.
Assim, a Portuguesa segue na ponta, com 22 pontos ganhos, três a mais que o Athletic. O Democrata subiu para terceiro, com 15, e o Santo André, com 14, fecha o G-4. Vitória e Resende somam dez. O Nova Iguaçu continua com cinco e o Real Noroeste, com a mesma pontuação, ainda é o lanterna, por ter pior saldo de gols.
A décima rodada será toda no sábad0 (24). Às 11 horas, o Nova Iguaçu recebe o Resende, no Jânio Moraes. Às 15h tem Athletic x Vitória (Arena Unimed) e Santo André x Portuguesa (Bruno José Daniel). Real Noroeste x Democrata (José Olímpio da Rocha) fecha a jornada, a partir das 15h30.