A quatro rodadas do fim da primeira fase da Segundona, a diretoria e a comissão técnica do Americano fizeram uma reunião, nesta segunda-feira (26), para ‘recalcular a rota’ na competição. Com apenas nove pontos ganhos, o Glorioso está fora da zona de classificação para a semifinal e precisa reagir na reta final do campeonato para seguir lutando pelo acesso. A equipe vem de derrota para a Cabofriense, por 2 a 1.
Pela frente, o Americano ainda terá Maricá (casa), Friburguense (fora), Sampaio Corrêa (casa) e Resende (fora). A diretoria avalia que três vitórias nestes últimos quatro jogos sejam suficientes para estar entre os quatro melhores. Atualmente, o Glorioso ocupa a sétima colocação e o duelo diante dos maricaenses, no próximo fim de semana, é um confronto direto e decisivo.
— Fizemos uma reunião para tentar entender o que aconteceu em alguns jogos. A gente esbarra em questões, como a preparação que começou mais tarde, sermos uma das menores folhas salariais do campeonato. Contra a Cabofriense, Isso acaba machucando nossa projeção. Precisamos de três vitórias e duas delas em casa, até por ser contra adversários diretos. Chegar aos 18 pontos seria o número de corte para ficarmos entre o terceiro e o quarto lugar — aponta o presidente Vagner Xavier, em entrevista à Rádio Campos Difusora.
O dirigente ainda destaca o equilíbrio da Segundona, mas acredita que o Alvinegro desperdiçou boas oportunidades de pontuar. Para se ter ideia, o time ainda não venceu nenhuma partida no Aryzão, com três empates em três jogos. Por isso, a ideia é encarar os próximos compromissos com o máximo de seriedade, além de aproveitar melhor o ‘fator casa’:
— A gente continua olhando para cima porque não desgarrou da zona de classificação, mas a gente entende que nosso objetivo desde o início foi se manter na Série A2. O campeonato está muito nivelado e o G-4 muda quase em toda rodada, à exceção do Olaria. Ele é tão difícil que eu até brinco que é mais fácil ser campeão do que entrar no G-4. Acho que perdemos pontos que não poderíamos perder, mas vamos trabalhar para conquistar o que é necessário para classificar.
O Americano enfrenta o Maricá em Campos no sábado (1), às 15h, no Aryzão.