Após três anos e meio, o Macaé poderá finalmente voltar a jogar em seu estádio. O clube anunciou, nesta terça-feira (27), que o Moacyrzão está liberado para receber jogos. O último laudo necessário, o da Vigilância Sanitária, foi obtido após uma vistoria bem sucedida, realizada ainda nesta terça. No entanto, apenas uma arquibancada está liberada, a da Rodovia Amaral Peixoto.
A reabertura do estádio ainda depende da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ). O clube conseguiu, além do laudo da Vigilância Sanitária, a liberação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-RJ). Os documentos, válidos por 90 dias, serão enviados à FFERJ para que novos jogos sejam marcados para o local.
A intenção da diretoria é que Macaé x Sampaio Corrêa, já no próximo sábado, aconteça no Moacyrzão. O Leão do Norte Fluminense ainda terá três jogos como mandante até o fim da primeira fase da Segundona e confia na força de jogar em sua cidade para deixar a zona de rebaixamento. A equipe está em penúltimo lugar, com seis pontos.
O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo foi inaugurado em 1982, mas remodelado em 2008. Desde então, tornou-se alternativa para jogos de vários times grandes do Rio, além de acompanhar a ascensão do próprio Macaé Esporte, que subiu para a primeira divisão estadual e foi campeão brasileiro da Série C, em 2014. Porém, no começo de 2020, a queda da cobertura de uma das arquibancadas, durante uma tempestade, interditou o estádio.
Por mais de três anos, nenhum jogo oficial aconteceu no estádio, que passou por reformas que começaram em maio de 2022. Agora, pela primeira vez desde os incidentes que fecharam o estádio, ele fica mais perto do que nunca de receber novamente a torcida macaense. Ainda não há prazo para abertura das arquibancadas da Rua Caetano Correia Reis (principal) e da Rua Roberto Pereira (atrás de um dos gols).