Depois da pandemia do coronavírus, em 2020, o Paraíba do Sul não participou do Campeonato Carioca da Série C nos últimos dois anos. De volta em 2023, terminou na 11ª colocação geral entre 22 participantes, numa campanha que acabou sendo inferior à anterior.
Em 11 jogos realizados, foram cinco vitórias, um empate e cinco derrotas, totalizando 16 pontos ganhos, com 20 gols pró e 14 contra, totalizando 48,5% de aproveitamento. Assim, foi o sexto colocado no Grupo B, e teria avançado ao mata-mata caso houvesse vencido na última rodada.
Mesmo fora nos últimos dois anos, o Periquito pode jogar seis partidas como mandante, escolhendo o Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis, a 140 km distante da Serra Fluminense. E o desempenho não foi bom, com apenas 38,9% de aproveitamento.
Em sua participação anterior, em 2019 (ainda a quarta divisão, na época), o Paraíba do Sul havia terminado em sexto entre 17 participantes, mandando jogos em Porto Real, no Estádio Renato Monteiro. Na fase preliminar, foi líder e invicto, com quatro vitórias e dois empates, à frente de Arturzinho, Itaperuna e Heliópolis.
Na fase principal, foi o terceiro colocado do Grupo C, com 12 pontos ganhos (três vitórias, três empates e duas derrotas), ficando atrás de Brasileirinho (17) e Teresópolis (12), porém avançando ao mata-mata pelo índice técnico. Nas quartas, encarou o Ceres, que viria a ser o campeão. Após perder como visitante por 3 a 1, chegou a vencer o duelo de volta, por 3 a 2, mas acabou eliminado no saldo de gols.