O America foi denunciado nesta quinta-feira (29), por três clubes, junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), devido à escalação supostamente irregular do atacante Yury. O jogador levou um cartão vermelho quando atuava pelo Paduano, em 2022, e foi condenado a dois jogos de suspensão. Entretanto, já pelo America, não cumpriu toda a pena. Assim, o clube tijucano pode ser punido com a perda de pontos e até rebaixado à terceira divisão do Carioca.
A confusão se deu porque a punição a Yury ter vindo quase dois meses depois de sua expulsão. Ele viu o cartão vermelho no jogo contra o Madureira, pelas oitavas de final da Copa Rio, em 31 de agosto. Na altura, ele foi expulso junto com o volante Rafinha, do Madureira, que curiosamente é seu companheiro atualmente no America. Inicialmente, Yury cumpriu apenas a suspensão automática, no primeiro jogo das quartas de final, contra o Volta Redonda.
Porém, o julgamento do atacante, no TJD, aconteceu apenas em 26 de outubro. Naquele dia, Yury chegou até a entrar em campo pelo Paduano, contra o 7 de Abril, pela Série B1. A decisão do tribunal foi a de condenar o ponta a dois jogos de suspensão. Ou seja, como já tinha cumprido uma partida, precisaria ficar fora de outro jogo. No entanto, na primeira oportunidade que teve para entrar em campo, já em 2023, ele não foi poupado e nem deixou de ficar de fora do banco em qualquer um dos jogos do America, seu novo clube.
Com isso, Americano, Macaé e Cabofriense acionaram o Tribunal. Os clubes são interessados diretos na luta contra o rebaixamento e fazem a denúncia com o intuito de que os rubros sejam punidos com a perda de pontos. De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o clube que escala um jogador irregular está sujeito a perder três pontos por cada partida em que o atleta em questão esteja sem condições. Como Yury jogou todas as sete partidas do time na Série A2 até o momento, o America estaria sujeito a perder, pelo menos, 21 pontos.
A situação, dessa forma, praticamente condenaria o clube ao rebaixamento à Série B1 do Carioca. Atualmente com apenas sete pontos ganhos, o America ficaria com pontuação negativa caso fosse condenado à pena máxima. O Tribunal de Justiça Desportiva ainda não confirmou se aceitará ou não a denúncia dos clubes. No entanto, as evidências apontam para um possível julgamento do caso. Até o momento, o America não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Não importa a divisão, regra, mesmo que absurda, deve ser cumprida.
Infelizmente, o clube deverá ser punido, conforme prevê a regra.