O America foi denunciado, nesta quinta-feira (29), pela escalação supostamente irregular do atacante Yury, que pode fazer o clube perder pontos e até ser rebaixado da segunda para a terceira divisão do Carioca. Cabofriense, Macaé e Americano entraram com uma notícia de infração no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) contra o clube tijucano, em uma medida que pode prejudicá-lo na luta para se manter na Série A2 deste ano.
Mas, se pode ser punido no chamado ‘tapetão’, o America já foi beneficiado por ele, no passado. Em 2013, há exatamente uma década, o clube só conseguiu lutar pelo acesso à primeira divisão graças à escalação irregular de um de seus adversários: o Goytacaz. O ‘caso Talis’ paralisou a Segundona por dois meses e se arrastou por várias instâncias até culminar com ganho de causa para os americanos.
Na segunda divisão de 2013, então chamada de Série B, America e Goytacaz disputavam ponto a ponto um lugar no Triangular Final. O regulamento previa que os campeões dos dois turnos (Bonsucesso e Cabofriense) deveriam se juntar ao time de melhor campanha no geral. Destes, os dois melhores subiriam para a primeira divisão de 2014, mas os campeões dos turnos já entrariam na fase final com um ponto de vantagem cada.
Rivais diretos pela última vaga, Goytacaz e America se enfrentaram já na reta final do segundo turno, em Campos. O confronto terminou com vitória do Goyta por 2 a 0, num jogo cercado de polêmicas. O goleiro Fábio Noronha defendeu dois pênaltis seguidos, mas o árbitro André Rodrigo Rocha mandou voltar, alegando que o arqueiro se adiantou. Na terceira cobrança, o Goyta abriu o marcador, definindo-o logo em seguida.
Nos tribunais, America leva a melhor
Se o resultado ficou atravessado na garganta americana, a resposta viria dias depois. O clube entrou com uma ação no TJD, alegando que o zagueiro Talis, do Goyta, estaria atuando de forma irregular. O caso foi semelhante ao atual: de acordo com a denúncia, o zagueiro levou cartão vermelho em um jogo contra o Bonsucesso, cumpriu a suspensão automática, mas foi julgado e condenado a dois jogos, posteriormente.
Entretanto, Talis jogou contra Sampaio Corrêa e Angra dos Reis. Só após a denúncia é que o zagueiro foi afastado dos jogos do Goyta, mas o caso já tramitava juridicamente. No TJD, o Goytacaz foi condenado à perda de seis pontos, o que dava ao America a liderança na luta pela última vaga no Triangular. Apesar dos recursos do Goyta no Pleno do TJD e até no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a pena foi mantida.
Em campo, o America, no entanto, não subiu. A equipe ficou em terceiro lugar no Triangular, com a campeã, Cabofriense, e o vice, Bonsucesso, confirmando seus lugares na elite no ano seguinte. O acesso americano viria apenas em 2015, como campeão, batendo a Portuguesa na final. Agora, o clube vive o pesadelo de poder ser rebaixado à Terceirona pela primeira vez em sua história.
1 thought on “Em 2013, America foi beneficiado por escalação irregular; relembre”