Fundado no dia 2 de julho de 2003, o Esporte Clube Resende Desenvolvimento Esportivo Ltda. completa 20 anos neste domingo. A equipe esteve ativa com seu time profissional até poucas semanas atrás, quando disputou a Série C do Campeonato Carioca. A tendência é que volte a campo na categoria sub-20 da Quintona, no segundo semestre.
Agremiação esportiva com sede na cidade de Resende, o EC Resende passou por outras duas cidades da região: Barra Mansa e Volta Redonda. É um clube-empresa e estreou no profissionalismo em 2006, na terceira divisão, onde também estava seu homônimo famoso, o Resende Futebol Clube, que é alvinegro. O EC Resende tem as cores amarelo e azul. Em sua estreia, depois de terminar em terceiro lugar na primeira fase, foi eliminado a seguir, nas oitavas de final, pelo Silva Jardim, com duas derrotas (2 a 1 e 2 a 0).
Em seguida, o clube se licencia das competições profissionais, retornando após dez anos, em 2017, quando a Série C do Campeonato Carioca já era a quarta divisão: acabou em sexto lugar. No ano seguinte, foi o sétimo colocado. Depois de ficar de fora novamente nas duas edições seguintes, voltou em 2022, com uma campanha muito ruim e a última colocação entre 13 participantes. Foram só dois empates e dez derrotas, apenas quatro gols marcados e 49 sofridos.
Na atual temporada, mandou seus jogos no Marrentão, em Duque de Caxias. Mesmo assim, amargou o 17º lugar entre 22 participantes, com dez pontos ganhos em 11 jogos (três vitórias, um empate e sete derrotas). Um aproveitamento de apenas 30,3%.
Entre os nomes mais destacados da breve história do Aurianil, estão jogadores como o atacante Marcudinho, maior artilheiro da equipe, com dez gols. Atualmente, ele joga pelo Vitória (ES). Também brilharam pela equipe o volante Caio, o meia Igor Salles e o atacante Felipe Araújo, que seguiram carreira por outros clubes do Rio de Janeiro.