Segue longe do fim o imbróglio envolvendo a suspeita de manipulação de resultados na Série C do Campeonato Carioca. Embora o campeonato siga acontecendo normalmente, já em suas quartas de final, os bastidores seguem bastante agitados. O Paraty, já fora do mata-mata, entrou com uma liminar pedindo que todos os jogos dos clubes suspensos da competição (Brasileirinho, Duque Caxiense e São José) fossem considerados WO.
As três equipes foram suspensas do campeonato por suspeitas de estarem envolvidos em esquemas de manipulação. Chamaram a atenção placares elásticos entre os times, como os 11 a 0 sofridos pelo São José, diante do Zinzane, além dos 8 a 0 que o Brasileirinho levou do Barcelona. O Paraty ainda pediu, na liminar, que o campeonato fosse paralisado, por entender que ele teria ficado desequilibrado devido às possíveis fraudes.
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), em princípio, negou paralisar o campeonato, mas prometeu analisar o caso e as próprias suspeitas de manipulação. No entanto, em documento divulgado nesta segunda-feira (3), a Dra. Renata Mansur, presidente do TJD, determinou que o resultado final da Quintona não seja homologado pela Federação até o fim das investigações.
A presidente do Tribunal, no documento, afirma que “os clubes que estão sob suspeita poderão vir a perder seus pontos por decisão deste tribunal, após o devido processo legal e ampla defesa”, mas que não aplicaria WOs a estas equipes, por considerar que as partidas aconteceram em campo e nenhum time se ausentou da disputa.
Até o momento, a Procuradoria do TJD ainda não convocou os clubes suspensos, nem seus dirigentes, a depor.