O ano de 2009 é de boas lembranças para o torcedor olariense. Afinal, a equipe ficou com o vice-campeonato na segunda divisão do Carioca daquele ano e conquistou o acesso à elite. Agora, em 2023, o time da Rua Bariri pode repetir um feito conquistado há 14 anos e que foi importante na campanha daquele acesso.
O Olaria pode chegar, nesta quarta-feira (5), a uma sequência de quatro vitórias consecutivas nos quatro primeiros jogos que faz em casa em uma Segundona. O time vem de três vitórias e, diante do Resende, pode incrementar a sua marca. Anteriormente, nesta temporada, o Azulão já tinha derrotado America, Cabofriense e Friburguense, dentro de seus domínios.
O duelo também vale a liderança para o time que joga em casa. Com 14 pontos, a equipe perdeu a primeira posição do campeonato para o Petrópolis, que venceu o Friburguense nesta terça. Entretanto, isto é apenas provisório, já que um triunfo do Olaria garante não só o recorde, mas também a liderança isolada do campeonato.
No próximo fim de semana, contra o Artsul, o time da Zona Norte terá mais um desafio em sua casa, fechando sua campanha contra Macaé (fora) e Petrópolis (casa).