A três rodadas do fim da primeira fase, a Série A2 do Campeonato Carioca ainda não tem nenhum time classificado antecipadamente às semifinais. Também, pudera: o grande equilíbrio da competição impede que os líderes desgarrem dos outros concorrentes ao acesso. Mas, como em todo campeonato, existe um ‘número mágico’ a ser alcançado e que, em tese, garantiria o lugar entre os quatro melhores.
Considerando os dois últimos anos, em que houve o mesmo número de 12 clubes participantes, alcançar os 19 pontos parece suficiente para se classificar às semis da Série A2. Em 2021 e 2022, foi esta pontuação que as quatro melhores campanhas obtiveram, ainda que o formato atual seja um pouco diferente em termos de classificação.
Em 2021, quando a Segundona passou a ter 12 clubes, a quarta melhor campanha geral foi do America, com 19 pontos. Entretanto, o clube não chegou a lutar até o fim pelo acesso, já que o Gonçalense, que somou 15, conquistou o segundo turno e acabou indo fazer a final contra o Audax, que subiu. De qualquer forma, considerando-se apenas os confrontos entre os times sem contar o mata-mata (que é o critério atual), os rubros ficaram com um dos quatro melhores rendimentos.
Já em 2022, coube ao Petrópolis ficar com a quarta melhor campanha, somando 17 pontos. Porém, naquele ano, o campeonato foi menos equilibrado que o atual, já que o Volta Redonda terminou a primeira fase com 26 pontos. Em 2023, não será possível nenhuma equipe chegar a tal pontuação: ainda que vença todos os seus cinco jogos restantes, o Resende só poderia fazer 25 pontos, enquanto Olaria ou Petrópolis, que ainda jogam três vezes cada, iriam apenas a 24.
Dessa forma, já é possível fazer algumas previsões em cima das chances de cada equipe na Segundona. Olaria e Petrópolis, que dividem a liderança do campeonato, com 15 pontos cada, precisariam de uma vitória e um empate nos três jogos que restam. Além de se enfrentarem na última rodada, os times ainda terão desafios importantes: o Olaria encara Artsul (casa) e Macaé (fora), enquanto os petropolitanos jogam contra Sampaio Corrêa (fora) e Resende (casa).
Já Artsul e Sampaio dependeriam de, pelo menos, mais duas vitórias em seus últimos três jogos para assegurar um lugar no G-4. O Tricolor enfrenta Olaria, Cabofriense e Macaé, enquanto o Galinho joga diante de Petrópolis, Americano e America. Para o Americano, só ganhar os três jogos restantes (contra Friburguense, Sampaio e Resende) carimbaria o passaporte, até pelo confronto diante do time de Saquarema ser direto.
No entanto, isto não significa que uma equipe não possa se classificar com menos de 19 pontos. O equilíbrio da Segundona promete dar o tom destes números, nas três rodadas que ainda estão por jogar.