Mais uma das crias do futebol carioca de menor investimento segue alçando voos mais altos no futebol brasileiro. O atacante Edu, artilheiro de clubes como São Gonçalo EC e Itaboraí, acaba de acertar com o Coritiba (PR). Ele estava no futebol dos Emirados Árabes Unidos, onde defendia o Dibba Al-Fujairah.
Aos 30 anos, Edu começou sua carreira profissional pelo São Gonçalo EC, em 2012, mas já tinha passado pelas categorias de base como Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo. Ele rodou também pelo São Gonçalo FC, Itaboraí, Boavista, Portuguesa e Nova Iguaçu, mas ganhou notoriedade nacional pelo Brusque (SC), em 2021.
Depois, foi negociado com o Cruzeiro (MG), onde vestiu a camisa 9 e ganhou elogios até de Ronaldo Fenômeno, dono da SAF que comanda o clube. Pela Raposa, ele marcou 22 gols, na temporada mais goleadora de sua carreira. Ele esteve diretamente envolvido na conquista da Série B do Brasileirão do ano passado.
No Rio, ele também somou títulos. Pelo Itaboraí, ganhou uma Terceirona e é também o maior artilheiro da história do clube, com 31 gols. Ele também foi vice-campeão de uma Copa Rio, em 2018, pela ADI.