Uma reviravolta parece ter dado um fim definitivo na maior polêmica da semana, na Série A2 do Campeonato Carioca. A denúncia contra o America, pela suposta escalação irregular do atacante Yury, foi arquivada pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (5). Com isso, o clube não corre mais o risco de perder pontos na classificação da Segundona.
A denúncia pela escalação de Yury foi feita por Americano, Cabofriense e Macaé. Nela, consta que o atacante precisava cumprir uma suspensão de dois jogos devido a uma expulsão, ainda no ano passado, quando atuava pelo Paduano. Entretanto, o jogador cumpriu apenas um jogo e chegou à Segundona deste ano com uma pendência, não saldada. Por sua vez, a Procuradoria considerou a denúncia inválida.
Embora a tendência inicial fosse de aceitar a notícia de infração impetrada pelos clubes, o Procurador Anderson Mello Alves considerou que a denúncia foi feita fora dos padrões. De acordo com ele, houve litisconsórcio, ou seja, quando várias pessoas (ou, neste caso, clubes) participam do mesmo processo de uma só vez. De fato, o padrão de denúncias desta natureza é geralmente feito por apenas um clube, com outros entrando no processo como terceiros interessados.
Ademais, o Procurador afirmou, no parecer enviado à Presidência, que os três clubes não anexaram as atas de eleição das agremiações em questão, para que se pudesse definir quem deu poderes aos dirigentes para que assinassem a denúncia. Por fim, considerou que, apesar dos clubes serem responsáveis por monitorar a situação de cartões amarelos e suspensões, não havia lógica em fazer a denúncia com o campeonato já tão adiantado e após a metade de sua realização.
“Cabe aos clubes acompanhar junto ao BIRA a condição dos atletas das equipes adversárias e tomarem a iniciativa de imediato. O que não pode, (sic) é deixar passar 05 ou 10 rodadas, e depois querer se beneficiar com perdas absurdas de pontos para se beneficiar. Futebol se ganha no campo (Fair Play). O direito não socorre a quem dorme”, escreveu o magistrado.
Dessa forma, o America permanece com oito pontos na tabela da Segundona, mas ainda tem três jogos para tentar escapar do rebaixamento. A equipe enfrenta o Maricá neste sábado (9), às 14h45, em Moça Bonita.
1 thought on “Reviravolta no ‘Caso Yury’: Procurador decide arquivar denúncia”