Chegou ao fim a 12ª rodada (quinta do returno) da fase classificatória do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, que conta com a participação de três clubes do Rio de Janeiro, todos no Grupo A6. A Portuguesa perdeu a liderança, enquanto o Resende ficou distante da briga por um lugar no mata-mata e o Nova Iguaçu já está fora.
Até aqui, dos 64 clubes participantes, o Ferroviário (CE), no Grupo A2, tem a melhor campanha geral, com nove vitórias e três empates. Também seguem invictos: Retrô (PE), no A4, e Ceilândia (DF), no A5. A Lusa, agora com sete triunfos, quatro empates e uma derrota, passa a ter a quarta melhor campanha (ainda sem perder como mandante).
Além disso, a Portuguesa, já classificada para a próxima fase, ao passar em branco na última rodada, continua com 24 gols marcados e não tem mais o melhor ataque, que agora pertence ao Brasiliense (DF), com 27, seguido pelo Ceilândia, com 25. O atacante Marcelo Toscano, de 37 anos e nove tentos anotados, também não é mais o artilheiro do campeonato, sendo superado por Eron, do Caxias (RS), que foi a dez.
Um ponto atrás do Athletic (MG), seu próximo adversário, o objetivo da Lusa é conseguir a primeira colocação e superar 2022, quando avançou ao mata-mata em terceiro lugar e sempre teve que decidir a classificação fora de casa.