Sempre alvo de um assunto sério e questionado, desta vez a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), ao apresentar a tabela da Taça Corcovado, primeira fase do Campeonato Carioca da Série B1, a terceira divisão estadual, parece ter acertado em muitos pontos. Não houve anomalias em relação a números de jogos seguidos fora ou dentro de casa para as equipes ou problemas em relação a estádios.
Diferentemente de anos anteriores, nenhum dos 12 clubes atuará mais de duas vezes seguidas como mandante ou visitante. Além disso, todas as dez agremiações já confirmadas na disputa (faltam as duas rebaixadas da A2) definiram onde será seu mando de campo.
Entretanto, algumas mudanças de estádio devem acontecer. Por exemplo, Serra Macaense e Paduano estão com seus jogos marcados para o Antonio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. No entanto o Verdão deve atuar no Moacyrzão, em Macaé, e o Trovão Azul ainda tenta a liberação do Waldo Carneiro Xavier, em Santo Antônio de Pádua.
Únicos representantes da capital, Barra da Tijuca e 7 de Abril terão como casa o Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho (Moça Bonita), na zona oeste do Rio. Já o São Gonçalo escolheu o Lourival Gomes de Almeida, em Saquarema.
Alguns problemas ainda persistem, no entanto, e o ACESSO CARIOCA os enumera:
- O último colocado da Série A2 fará cinco partidas em casa e seis fora, assim como Duque de Caxias (quarto colocado em 2022) e Paduano (quinto). Os beneficiados foram Serra Macaense (sétimo), Nova Cidade (nono) e Barra da Tijuca (veio da B2).
- Se, nas duas primeiras rodadas, todos jogarão uma vez como mandante e outra como visitante, nas duas últimas o Serra Macaense atuará como local em ambas, enquanto o 7 de Abril jogará ambas fora.
- Duque de Caxias, 7 de Abril e Goytacaz enfrentarão, fora de seus domínios, os dois clubes rebaixados da Série A2. Já Barra da Tijuca, Pérolas Negras e Serra Macaense serão mandantes nos dois jogos contra essas agremiações.
- Duque de Caxias e 7 de Abril jogarão como visitantes contra os dois promovidos da Série B2 (Barra da Tijuca e Goytacaz), ao contrário de Paduano e São Gonçalo, anfitriões contra ambos.
- São duas rodadas no meio de semana, dentre as 11 previstas. Pior para o Serra Macaense e para o penúltimo colocado da A2, que atuarão as duas vezes como mandantes, com previsão de público inferior à dos final de semana. Já Paduano e 7 de Abril serão visitantes em ambas.