As chances de classificação para a semifinal do Carioca da Série A2 ainda não estão totalmente acabadas para o America. Embora a vitória sobre o Maricá, no último fim de semana, tenha servido mais para afastar o perigo de rebaixamento, os rubros ainda podem alcançar o G-4, embora não dependam apenas de si. Para isso, será preciso vencer os próximos dois jogos e torcer por tropeços dos times que estão nas primeiras posições.
O técnico Alfredo Sampaio destacou o quanto o bom resultado do último sábado deixa o ambiente mais leve. Apesar de criticar a atuação da equipe na primeira etapa, ele exaltou a reação do time e pontuou que o resultado foi mais importante do que o próprio nível da atuação:
— Vínhamos de uma sequência ruim e estávamos entre o céu e o inferno: a um ponto da degola e a quatro do acesso. A vitória foi importante em termos de tranquilidade. Há dois jogos pela frente e, matematicamente, temos chance de classificação. Não gostei do time no primeiro tempo, aliás, estava até com vergonha na beira do campo porque não jogamos absolutamente nada. Mas, com algumas mudanças, a equipe se encaixou e conseguiu vencer.
Na próxima rodada, os americanos jogam em casa contra o Friburguense, virtualmente rebaixado para a Terceirona. Alfredo não espera facilidades no jogo, mas diz que só a vitória interessa e mostra acreditar na chances de seu time chegar às semifinais da segunda divisão.
— O jogo do Friburguense é um que eu, particularmente, não gosto de jogar na situação que eles se encontram, praticamente rebaixados. É um jogo em que temos que chegar e vencer, não tem outra hipótese. Pela necessidade de tentar subir, mas pelo momento que eles vivem. É um jogo encardido, como costumo falar. Temos que pensar nisso, vamos jogar em casa e a tendência é fazermos outro bom jogo. Depois, iremos contra o Sampaio, se Deus quiser, ainda brigando por uma vaga — concluiu.