Quarto colocado na Segundona, o Artsul ainda está na zona de classificação para as semifinais, mas não tem vaga garantida. A um jogo do fim da primeira fase, o Tricolor precisa torcer contra Petrópolis e Resende, que ainda têm jogos a fazer, além de somar pontos para ficar no G-4. Mas, até a última rodada, serão quase três semanas de espera.
O Artsul só volta a campo no dia 2 ou 5 de agosto, o que fará o time passar muito tempo treinando e aperfeiçoando a forma física e tática. Por isso, o volante Vandinho acredita que a cabeça dos atletas estará mais arejada para o jogo fora de casa contra o Macaé, no qual o time precisa vencer para avançar.
— Esta vem sendo uma Série A2 muito equilibrada, talvez a mais qualificada dos últimos anos. Sabemos que, agora, nossa única chance de ficar entre os quatro é vencendo a última partida. Então, temos que trabalhar forte nesses 18 dias e nos preparar o máximo possível para fazer uma grande partida contra o Macaé e, se Deus quiser, trazer essa classificação — disse, às redes sociais do clube.